Jovens e a Fé
Jovens e fé - Fray Fabián Martín Gómez
" Não é fácil abordar o mundo dos jovens e oferecer para acompanhar e iluminar sua busca interna. Quem se atreve a viajar com eles o caminho da exploração, das duvidas, do caos, da falta de conhecimento, das decepções, das descobertas? Quem cruzará com eles este terreno pedregoso e tantas vezes sem respostas para chegar à costa de suas próprias descobertas, de si, de Deus, da vida? Onde estão os professores que se atrevem a esta empresa? Precisamos dos mystagogos - que introduzem no Mistério de Deus - iniciadores vitais no caminho complexo e insondável da busca interna ".
Eu uso as palavras de Miguel Márquez Calle, professor da Universidade de Salamanca, porque me ajudam a expressar com certeza qual é a nossa intenção antes dos jovens que estamos dirigindo ou com quem podemos entrar em contato . E, digamos abertamente, não se trata de fazer marketing ou publicidade - não vendemos um produto -, mas buscamos apresentar boas notícias que dão vida e esperança aos jovens de hoje; uma simples confiança capaz de preencher seu coração e abrir novos horizontes. Fizemos isso convencido de que podemos prestar um bom serviço aos jovens que vivem com liberdade, criatividade e paixão. Esta boa notícia, tão nova quanto antiga, não é senão Jesus Cristo, sua pessoa, suas palavras, seus gestos e sua mensagem de amor.
O ser humano é feito para coisas grandes, para a beleza, para o bem, para a liberdade, para o amor ... e essa aspiração aparece continuamente como reivindicação interior nas profundezas do coração. Muitas vezes, no meio do balanço da vida, nos pequenos oásis de silêncio que nos permitimos, intuições nobres, grandes pensamentos, ideais fascinantes são apresentados à nossa consciência. E talvez pensemos que não vale a pena continuar pensando nisso ... por que complicar a vida.
Em particular, os jovens lhe fazem muitas perguntas ... Às vezes, essas questões são formuladas explicitamente, mas outras vezes são apresentadas como idéias vagas, como inseguranças e medos, como desejos de coerência e verdade. Mesmo essas mesmas perguntas podem ser mascaradas pela rebelião, angústia interna, queixas, busca, inquietação, ilusões nunca expressadas. E nenhuma pergunta, por mais ingênua que pareça, não tem mais sua importância.
Seja corajoso, jovem, deixe a questão, o desejo, o anseio que você sente dentro crescer até que você possa reconhecê-lo em seu significado mais profundo e chamá-lo pelo seu nome: desejando uma vida mais autêntica, necessidade de silêncio e encontro com você mesmo, fé em si mesmo, desejo orar, ousando defender Deus pelo que acontece comigo na primeira pessoa ou o que acontece no mundo. Planteártelo é a melhor coisa que pode acontecer com você, porque esse é o melhor sinal de que Alguém, muito maior do que você, que de uma forma estranha e misteriosa faz parte do tecido de sua existência, está querendo ter você para algo muito especial. Talvez seja hora de responder da fé ... Huy, fé! A dificuldade, se houver, não é entender isso, mas explicá-lo. Pelo menos vou tentar.
A fé é essa voz na consciência que sussurra diretamente ao coração o pensamento da maior possibilidade a que o ser humano pode aspirar: uma existência plena e feliz; boa vida ... A fé é como se balbuciando dentro do homem que faz o melhor de si mesmo brotar diante de seus olhos como um ideal de vida. É como se em um pequeno instante eu pudesse vislumbrar, em particular, assim como Deus me sonhou ...
A fé, longe de ser uma intrusão do Absoluto na minha existência, consiste na proposta de um caminho para caminhar, cujo caminho traz o melhor de mim mesmo. A fé está ouvindo no fundo do coração para a voz de Deus. E ouvir a voz de Deus nas profundezas do coração significa estar disposto a arriscar a aventura da vida, com seus momentos bonitos, mas também difíceis. Finalmente, o jovem não tem medo de aceitar com coragem o que Deus sussurra com força em seu coração; Você verá como uma chama acende dentro que dá calor e paixão à sua existência.
Bem, quem dá espaço a Jesus Cristo em sua vida, encontra a força e a profunda motivação para tomar decisões corajosas e abrir o futuro com esperança; No Cristo ressuscitado, o jovem experimenta uma esperança mais forte do que todo o medo e dúvida. Por isso, nos atrevemos a propor a mensagem de amor de Jesus de Nazaré, porque é capaz de conquistar o coração dos jovens e empurrá-lo a viver a vida como um projeto precioso nas mãos de Deus. Bem, os jovens de hoje "Eles têm uma nostalgia pela liberdade e buscam a verdade, a espiritualidade, a autenticidade, a originalidade pessoal e a transparência, [...] têm um desejo de amizade e reciprocidade, [...] procuram "companhia" e querem "construir uma nova sociedade, fundada em valores como paz, justiça, respeito pelo meio ambiente, atenção a discrepâncias, solidariedade, voluntariado [...] "( In verbo tuo , 11).
Fray Fabián Martín Gómez
Agostiniano reco
Comentários
Enviar um comentário